O que você precisa saber sobre adoçantes.
EDULCORANTES = ADOÇANTES Edulcorantes são aditivos alimentares de sabor extremamente doce usados para substituir total ou parcialmente o açúcar. Classificam-se em:
Adoçantes de mesa: elaborados com edulcorantes previstos na legislação e açúcar (não é indicado para diabéticos);
Adoçantes dietéticos: são aqueles cujas matérias primas sacarose, frutose e glicose não podem ser utilizadas em sua formulação, uma vez que os mesmos são indicados para diabéticos.
ESCLARECIMENTOS
1) Qual a finalidade adoçantes?
Destinam-se a fabricação de produtos para diabéticos, que precisam controlar o consumo de açúcar ou retirar da dieta.
2) Seu consumo é prejudicial á saúde?
Não. A segurança de aditivos alimentares é proporcionada por estudos científicos. Os estudos são avaliados pelo Comitê conjunto de peritos em Aditivos Alimentares da FAO/OMS (JECFA) órgão que estabelece a Ingestão Diária Aceitável (IDA) por toda vida, sem risco à saúde.
3) Adoçantes engordam?
Não há evidencias cientificas conclusivas para este efeito. Para controle do peso a recomendação é de consumir alimentação nutricionalmente equilibrada e pratica atividade física frequente e orientada.
4) Existem restrições ao consumo de adoçantes?
De modo geral não. A IDA estabelece a quantidade de adoçante por mg por kg de peso corpóreo. Os estudos utilizados na avaliação de segurança de adoçantes consideram diferentes grupos populacionais, como homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes e diabéticos antes da liberação para consumo.
5) O adoçante natural é mais saudável que o artificial?
Não necessariamente. Seja natural ou artificial, todo adoçante deve passar por uma avaliação toxicológica antes de ser aprovado uso, pois na natureza também encontramos substâncias nocivas à saúde.
6) Há risco de consumo acima da dosagem diária (IDA) recomendada para consumidores regulares de edulcorantes?
A IDA está bem acima do consumo habitual da maioria das pessoas. Exemplo, um adulto de 60kg pode consumir até 2.400mg de aspartame, o que equivale a 60 saches de 1g de adoçante ou quase 4,5 litros de refrigerante adoçado só com aspartame, mas a maioria dos alimentos e bebidas diet e light utilizam uma mistura de adoçantes, tornando o limite do consumo mais distante.
ADOÇANTES APROVADOS NO BRASIL E IDA
A legislação brasileira se baseia na avaliação da IDA para liberar o uso de aditivos e estabelecer os limites de consumo. Edulcorante IDA (mg/kg peso/dia
Sorbitol (natural) Não especificada*
Manitol (natural) Não especificada*
Isomaltitol (natural) Não especificada*
Maltitol (natural) Não especificada*
Sacarina 5
Ciclamato 11
Aspartame 40
Glicosídeos de esteviol (estévia) (natural) 4
Acessulfame de potássio 15
Sucralose 15
Neotame 2
Taumatina Não especificada*
Lactitol (natural) Não especificada*
Xilitol (natural) Não especificada*
Eritritol (natural) Não especificada*
ASPARTAME
Embora o aspartame seja aprovado em mais de 120 países, e no Brasil, portadores de fenilceto-núria não podem consumir aspartame.
CICLAMATO MONOSSÓDICO
O ciclamato foi descoberto em 1937 e é utilizado em mais de 50 países (Europa, Ásia, América do Sul, Norte e África). Há cerca de 475 estudos que comprovam que o ciclamato não é carcinogênico; 24 estudos comprovam que mesmo com consumo por toda vida não houve alteração em animais de laboratório, e em humanos. Por isso, mantém-se a aprovação e dosagem atribuídas ao ciclamato pelo JECFA.
Simpósio “Adoçantes com baixas calorias, uma atualização sobre saúde e segurança” realizado em Buenos Aires, Argentina, outubro/2017.
“Os edulcorantes no mercado hoje são submetidos a
.
“Com base em evidências científicas disponíveis, as autoridades definem a ingestão diária aceitável (IDA), que é a quantidade máxima recomenda de consumo de um aditivo, expresso com base no peso corporal, que pode ser ingerido ao longo da vida sem riscos para a saúde”, explicou o toxologista, enfatizando que a IDA também pode ser considerada para crianças e mulheres grávidas.
LEITE CONDENSADO DIET
CREME TIPO PETIT SUISSE DIET LIGHT
Ingredientes:
1 lata de creme de leite light (290g)
1 pacote de leite condensado Diet Light Palazzo preparado conforme rótulo.
1 Pote (170g) de iogurte natural desnatado
1 pacote de refresco de morango, zero açúcar
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em tacinhas. Obs.: Se armazenado em congelador ou freezer pode ser consumido como sorvete.
Referências:
sbiad.org.br (Associação brasileira da Industria de Alimentos para fins especiais e Congêneres);
Gollucke A P B, et al; Edulcorantes em alimentos: aspectos químicos, tecnológicos e toxicológicos. São Paulo, Editora Phorte,2009
Dra Ana Claudia Neves Pereira, Farmacêutica e Nutricionista da AC Nutripharma