A soja deve ser incluída na alimentação diária das mulheres junto de alimentos tradicionais, de forma balanceada e adequada.
A soja é um alimento com alta concentração de isoflavona, substancia relacionada á redução do risco de câncer de mama, osteoporose, deficiência cognitiva e dos sintomas da menopausa.
O uso da soja é foi associado a significativa redução da taxa de colesterol, a redução e prevenção do diabetes, e à diminuição das taxas de morbimortalidade por câncer de próstata e mama, dentre outras patologias.
A soja é um alimento rico de nutrientes e um dos seus nutrientes mais importantes é a isoflavona que esta relacionada na redução do risco de câncer de mama, osteoporose, deficiência cognitiva e redução dos sintomas de menopausa. A substancia isoflavona presente na soja produz o efeito anticancerígeno, podendo inibir em vária células o processo de carcinogênico, atuando no organismo como químico preventivo natural. O efeito anticancerígeno da soja é produzido por substancias presentes na composição deste grão, que são as isoflavona, dentre elas destacam-se a genisteína e a daidzeína, que possuem ação similar a estrogênica, anti-proliferativa de células relacionadas ao câncer de mama e também, em razão de suas propriedades antioxidantes que bloqueiam a ação dos radicais livres.
Portanto, a soja deves ser incluída na alimentação diária das mulheres de diversas formas saborosas e criativas junto dos alimentos tradicionais, numa conjuntura onde a tríade formada por uma dieta balanceada e adequada, atividade física e o consumo frequente desses alimentos funcionais, comprovadamente testados, elevarão o nível de saúde e qualidade de vida da mulher. Portanto das pesquisas nesta área devem ser estimuladas, uma vez reconhecida a necessidade do esclarecimento sobre os mecanismos de ação destas substancias alimentares.
PALAVRAS CHAVE: neoplasias da mama; feijão de soja; prevenção; nutrição
Landin, L.A.S.R; et al. Beneficios da soja para prevenção do câncer de mama. Nutrição em pauta. Outubro, 2016. Ano 24, Número 140, paginas 5-9.