Mesmo pessoas que nasceram sem nenhum problema de má formação ou de funcionamento, podem vir a terem problemas como obesidade, diabetes, etc. por causa de hábitos errados, tanto alimentares como de atitude, assim como vícios.
Aqui vou tentar descrever do 0 ao ∞ a condição ideal para a formação de um ser humano, que porem, pode ser aplicada de um ponto qualquer, desde que haja oportunidade, com melhoras do nível de saúde e de vida.
Começa pela mãe, que deve ter uma alimentação, a mais variada possível, para fornecer todos os componentes necessários à formação do feto. A mãe NÃO deve fumar, abusar de bebidas alcoólicas ou gasosas. Drogas NEM PENSAR. Deve evitar, ou melhor, não cultivar sentimentos negativos: raiva, ansiedade, inveja, etc. Pois esses sentimentos liberam substancias como cortisol, adrenalina e outros que podem afetar a formação do feto.
Após nascido aleitar por pelo menos 6 meses (se a criança tem cólicas, a mãe deve tomar chá de funcho, erva doce e calêndula na proporção 3-2-1, uma a duas vezes ao dia), pergunte a quem já testou sobre o resultado. Após esse período iniciar paulatinamente o acréscimo de frutas, verduras, legumes e etc. Evitar adoçar os alimentos, para não desenvolver o vício em doces. Tomar cuidado de NÃO fazer a criança ENGORDAR nessa fase para poupa-la no futuro de dissabores ao tentar emagrecer.
Já nessa fase de primeira infância estimular a criatividade da criança com jogos, leitura e incentivos, elogiando os progressos, porem sem endeusar a criança. Se possível aprender mais um idioma. (nessa idade é muito fácil). Conforme for crescendo adicionar exercícios físicos. Todos os mamíferos tem tendência a serem preguiçosos, assim, precisamos estimular a atividade física para um perfeito desenvolvimento muscular. É nessa faze que começamos a desenvolver os músculos.
Todos os animais formam matilhas, grupos, rebanhos e os humanos não são diferentes. O jovem tende a se enturmar. Os pais deveriam se preocupar em qual tribo o filho vai se filiar, tentar conhecer os pais e famílias dos outros membros para evitar que o mesmo se envolva com usuários de drogas, valentões metidos a brigar e etc. Sempre encorajar a auto confiança e auto estima.
Você agora já é adulto e teus pais não tiveram a chance de te colocar em uma boa situação, não se apavore, você pode e deve escolher, criar tuas metas e coloca-las em pratica, pois nunca é tarde para começar. Mesmo que você não tenha curso superior você pode ser empreendedor e trabalhar por conta própria ou estudar algum curso técnico para trabalhar no setor de sua preferência.
Muitos grandes empreendedores só fizeram curso médio ou técnico, porem, tinham espirito empreendedor, se atiraram na atividade escolhida, tentaram apreender tudo que se relacionava com o seu ramo, e hoje oferecem empregos ate mesmo de nível superior.
É obvio que se houver a chance de fazer um curso superior, fica ainda mais fácil. Porem, para ter sucesso, nunca esquecer de manter o senso critico ativo e sempre ter cuidado com os bajuladores.
Apesar de dedicar quase todo o seu tempo na atividade profissional escolhida, não deixar de lado uma atividade física e alguns momentos de lazer, pois se negligenciados, tanto o lado físico quanto o emocional, com o tempo, irão se deteriorar em virtude do stress resultante.
Nunca gastar além das possibilidades, ou criar dividas absurdas. Buscar sempre ter um lugar seu para se ver livre do aluguel (aprender a gerir o dinheiro). Ter uma vida modesta para ter o que investir em sua firma, ou ate mesmo em você.
Usar na alimentação carboidratos complexos, (pão, arroz e cereais, o mais integral possível) verduras legumes e frutas, que oferecem fibras saudáveis, proteínas (sejam elas de origem animal ou vegetal) derivados de leite, ovos, carne e leveduras (especialmente as lácteas) e gorduras, se possível somente as vegetais, (não hidrogenadas), isto é, óleos (reduzir ao mínimo as frituras). Manter o peso estável.
EVITAR ALCOOL, TABACO E DROGAS. Não se medicar sem ter uma razão real para isso (isto é, sem ter uma receita medica derivada de uma consulta).
A idade vai chegando, porem, não devemos “pendurar as chuteiras” por causa disso, pelo contrario, devemos manter a atividade física, apenas adequando-a às restrições impostas pela idade. Tampouco a atividade mental deve ser posta de lado, sempre ter uma atividade intelectual, seja se envolvendo com musica seja fazendo “sudoku”, palavras cruzadas ou qualquer outro tipo de atividade que mantenha o cérebro “ligado”, como por exemplo, leitura.
Resultado final, você chegou à velhice com uma condição invejável, sentindo-se útil a si mesmo e à sociedade, sendo respeitado e apontado como exemplo para os mais jovens.
1. Palavras de Pedro Tomelleri, engenheiro, empresário do setor de alimentos, professor de yoga, ayuveda e autodidata.